quarta-feira, 18 de abril de 2012

3 meses de Encanto e Doçura

Dia de Festa é sempre uma alegria!

Hoje a Encanto e Doçura completa seu terceiro mês de existência.

Louvo a Deus pela vida da minha família! Eles me apóiam, ajudam, se alegram e também sofrem comigo. São minhas cobaias....rs!
 Não posso esquecer da Fatima.... minha sogra! Ela me deu a ideia de fazer algum trabalho em casa enquanto cuido dos afazeres domésticos e da rotina com os cuidados com as crianças.

Comecei insegura, fiz meu primeiro trabalho dia 07/01/2012, preparei latinhas para entregar aos convidados no casamento da minha prima Monique... depois disso vi que sou capaz, quando não sou...Deus me capacita e eu me surpreendo com o resultado.

Cada dia uma nova conquista ....
Um novo contato....
A conclusão....
A realização.

A Encanto e Doçura chegou para ser benção de Deus para minha vida, sei que Ele tem muito mais reservado para mim, sei que Ele conhece os desejos do meu coração.

Parabéns Encanto e Doçura por encantar e adoçar tantas pessoas nestes 3 meses de existência!


Curta Encanto e Doçura no Facebook

Curtindo e compartilhando o link da Encanto e Doçura no Facebook você concorre a prêmios!




 Entre:
https://www.facebook.com/pages/Encanto-e-Do%C3%A7ura/210122529081193

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cake Pop

Acredite se quiser.... Eu ainda estou fazendo ovos de chocolates recheados com as delícias da Encanto e Doçura!
 
Não consigo dizer não.... e no funfo no fundo.... to amando cada dia mais trabalhar com chocolates.
 
Minha próxima criação: Cake Pop - "bolo no palito"... e é claro que os brigadeiros gourmets da Encanto e Doçura farão parte desta receita.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Chocolate

 Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
 Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. 
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
 Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
O chocolate é uma fonte de proteínas, e altamente energético, por possuir uma grande quantidade de gordura do tipo saturada, e carboidratos. É estimulante, devido à grande quantidade de cafeína que se encontra em sua composição. Pela presença da Feniletilamina na pigmentação da amêndoa do cacau, substância natural que também é produzida pelo cérebro humano, faz com que, quando o chocolate é consumido em demasia, ocorram alterações emocionais, que começam pela euforia, e terminam em depressão, e conseqüente dependência do organismo, com relação ao alimento. Mas sem exageros, o chocolate pode ser saboreado com prazer, e sem causar danos.
O cacau é originário da América do Sul, e seus primeiros consumidores foram os astecas e os maias. Foram os colonizadores espanhóis, os responsáveis pela expansão do chocolate na Europa. 
A princípio utilizado como bebida um pouco amarga, o chocolate era feito da mistura do cacau torrado, com água. Só em meados do século XVIII é que a consistência sólida do chocolate, (embora ainda não tanto quanto a atual), foi desenvolvida pelos franceses. A barra de chocolate começou a ser comercializada em 1910.
Os primeiros frutos do cacaueiro, podem ser colhidos aproximadamente 5 anos após a plantação, e este, planta equatorial, chega a atingir uma altura de 10 metros. Após as flores brotarem, estas demoram de 5 a 7 anos para se transformarem em frutos maduros, de formato ovalado. A sua polpa envolve entre 20 a 40 sementes, que são separadas, fermentadas e secas. A sua desidratação deve ser feita ao sol, para se obter um cacau de qualidade. Depois disso, elas são enviadas para as fábricas processadoras.
O chocolate pode ser encontrado basicamente nas seguintes formas:
Chocolate ao leite: massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó.
Chocolate amargo: massa de cacau e manteiga de cacau. É mais escuro que os outros, e tem sabor amargo.
Chocolate meio amargo: massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar. 
Chocolate branco: manteiga de cacau, açúcar e leite em pó.
Chocolate colorido: manteiga de cacau, açúcar, leite em pó e corantes especiais.
Chocolate diet de leite: massa de cacau, manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina ,(para substituir o açúcar), e vanilina.
Chocolate diet branco: manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol, sacarina e vanilina.
Chocolate em pó: massa de cacau ralada, destituída da manteiga de cacau.
Chocolate para cobertura: alto índice de manteiga de cacau.

Informações conseguidas por fontes livres na intenet.